Minha digníssima sogra leu A Cama na Varanda, que deixei estrategimante largado na casa com a esperança de despertar o interesse em alguém. Ela gostou muito, disse que como autoajuda era ótimo. Na hora não entendi o comentário, que achei até ofensivo, já que detesto este tipo de literatura. Mas depois percebi que ela tinha razão.
Os textos da Regina foram importantes para acabar com a dissonância cognitiva na qual me encontrava. Toda mudança de valores é difícil, sempre buscamos informações que reforcem a decisão tomada, mas sofremos bastante até atingirmos a traqüilidade e a certeza de que fizemos a melhor escolha. Como já contei, minha digníssima e eu abrimos nossa relação e demorei até aceitar completamente, por mais que achasse resolução adequada. Por isso A Cama na Varanda me ajudou, apresentando idéias de vinham de acordo com essa nova situação da minha vida.
Os escritos da Regina apresentam sua experiência em muitos anos como terapeuta de casais. Suas afirmações possuem poucas bases científicas, citando uma ou outra pesquisa, em sua maioria estrangeira. Ela é bem pragmática, fazendo recomendações de acordo com os casos que atende em seu consultório. Isso não tira o mérito de sua análise, apesar do método científico ainda ser o mais confiável, até porque o universo analisado faz parte do nosso dia-a-dia, temos contato direto com o objeto da pesquisa através do convívio com nossos cônjuges e amigos.
A edição atualizada do livro traz um adendo sobre as tendências de relacionamento, como as pessoas lidarão com o amor e sexo num futuro não muito distante. Esta análise é feita através, principalmente, da observação de alguns grupos com comportamento díspare da média e reportagens veiculadas na mídia, nacional e estrangeira. A matéria abaixo, que passou hoje no Bom Dia Brasil, é um exemplo do material utilizado por ela em sua pesquisa.
Não vou fazer muitos comentários sobre a reportagem, mas é apenas mais um indício de como nos comportaremos com nossos amores e amantes.
Para comprar o livro A Cama na Varanda, visite minha lojinha no Facebook. Tá em promoção.
Atualização: nesta sonora, Regina Navarro fala sobre as alterações que o casamento sofreu nas últimas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário